PÓS CORONAVÍRUS, O QUE SERÁ DO MARKETING DIGITAL?
- Rodrigo Camara
- 26 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Nas últimas semanas, temos testemunhando mudanças todos os dias, enquanto enfrentamos esse momento de pandemia. É amigo, o mundo está em transformação.
Para muitos de nós, a rotina mudou e o cenário também. Agora o escritório é a sala de casa, a mesa da cozinha ou o sofá. Suas reuniões são na varanda e dependendo da situação, até no banheiro!
E com todas essas mudanças,, o que podemos esperar do marketing digital? O que acontecerá daqui pra frente e como podemos nos preparar pra isso? É sobre essas coisas que falar com você hoje.
O TRADICIONAL CORRE RISCO
O marketing na sua forma tradicional está sentindo e muito, os sintomas de um mundo se readaptando por conta da pandemia. De acordo com um estudo da plataforma The Drum (link abaixo) feito com agências da China e Pacífico Asiático, o crescimento em publicidade nessa região tende a cair de 7% para 3,9%.
Além disso, a ITV, referência no mercado de anúncios de TV no Reino Unido, estima uma queda de 10% da sua receita devido ao Coronavírus. Outro fator que colabora para isso, é o cancelamento de grandes eventos esportivos que envolvem patrocínios e anúncios fazendo com que este mercado experimente um declínio.
PROTAGONISMO DO MARKETING DIGITAL
Se o cenário do marketing tradicional não é dos melhores, por outro lado, o mesmo estudo aponta uma perspectiva de crescimento em mais de 17% para a publicidade em comércio eletrônico e mais de 22% em mídias sociais e nesse sentido, 14% das marcas consultadas afirmaram estar readequando o orçamento de anúncios do offline para o online a partir da mudança de rotina em que as pessoas estão passando mais tempo em casa.
O que faz bastante sentido levando em consideração as mudanças de comportamento em relação ao digital, tendo em vista que a partir das mudanças ocorridas por conta do COVID-19, 95% das pessoas relatam estar investindo mais tempo em atividades de consumo de mídia de acordo com um estudo da Global Web Index que também mostra um aumento generalizado no tempo gasto usando smartphones (cerca de 70% em todo o mundo).
A HORA É AGORA!
Mais do que nunca, é o momento de se fortalecer no digital. O cenário é muito favorável para explorar as possibilidades que as interações online podem proporcionar, mas como fazer isso de forma coerente com a situação? O melhor caminho, sem dúvidas, é se mostrar disponível e em sintonia com o que está acontecendo. Os consumidores tendem a serem mais favoráveis a marcas que apresentam essa conduta, respondendo ao surto, flexibilizando as condições de pagamento, ofertando serviços gratuitos e ajudando na produção de suplementos essenciais. Quanto à criação de conteúdo, vale, o mesmo foco para a sensibilidade e sintonia com o que está rolando. Precisamos produzir de acordo com que faz sentido para as pessoas nesse momento. Conteúdos voltados para a saúde mental, cultura e que promovam motivação e otimismo tendem a ter prioridade. É a hora das marcas se conectarem com seus públicos se mostrando empáticas e atualizadas. Espero que esse conteúdo tenha ajudado você!
Estudo:
Comentários