CAITO MAIA – O QUE A MARCA CHILLI BEANS PODE TE ENSINAR?
- Rodrigo Camara
- 8 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
A história desse cara é muito inspiradora, pois nos mostra diversas situações que nós empreendedores podemos passar. Para quem quer montar ou já tem o seu próprio negócio, é fundamental ter em quem se espelhar.
E um destes empreendedores de sucesso sem dúvida é o Caito Maia. Ele é o fundador da Chilli Beans, uma das maiores marcas de óculos. Fundada em 1997, ela revolucionou a forma de vender óculos de sol como acessório de moda.
Nasceu no ano de 1969, em São Paulo, onde passou toda a sua infância. Antônio Gomes Pereira Filho, que mais tarde ficou conhecido como Caito Maia, queria ser músico, apesar de não ser incentivado pelo pai (que também era músico).
Quando tinha 18 anos, teve a oportunidade de estudar nos Estados Unidos em um curso de verão na Faculdade de Música Berklee, em Boston.
Ele chegou a ter uma banda, chamada “Las Ticas Tienem Fuego”, a qual foi indicada no ano de 1996 a uma das categorias do prêmio Video Music Brasil, no canal MTV. Com o passar do tempo, ele percebeu que seria muito difícil viver de música exclusivamente e foi aí que seu espírito empreendedor começou a nascer.
Em paralelo com a banda, Caito passou a comprar óculos nos Estados Unidos e revendê-los no Brasil. Com a boa aceitação e o alto número de vendas, Caito Maia ampliou o seu negócio e começou a revender também para lojas do comércio varejista.
Em um de seus clientes, recebeu um grande pedido e não tinha dinheiro em caixa para comprar as peças. Recebeu adiantado por elas e foi o que deu o gás para impulsionar seu negócio.
Foi então que surgiu a sua primeira empresa chamada Blue Velvet, que em seu primeiro ano de atuação, chegou a ter 250 clientes. Porém, por inadimplência de dois grandes clientes, acabou quebrando.
Diante da situação, Caito pegou o que sobrou do seu estoque e montou um quiosque de vendas no Mercado Mundo Mix, que era um grande evento itinerante em São Paulo, voltado para a venda de roupas e acessórios.
No Mercado Mundo Mix, ele percebeu que as pessoas perguntavam que marca ele vendia e não o que ele vendia. Ele não tinha uma marca... e precisava de uma! Como ele gostava de pimenta, decidiu dar o nome de Chilli Beans.
Com o seu negócio organizado, era hora de expandir. Inevitavelmente o próximo passo era abrir uma loja, e o local escolhido foi a galeria Ouro Fino, na Rua Augusta, em São Paulo. Nesta época, a Rua Augusta era o "Fashion Point" da moda, com lojas como A Mulher do Padre, Alexandre Herchcovitch, entre outras. A loja era um sucesso, contava com um público fiel de apaixonados pelos seus óculos foi quando recebeu uma oportunidade de abrir uma loja em um shopping em São Paulo, mas ele não tinha o capital necessário para abrir uma loja nesse shopping. Foi então que mais uma vez, seu espírito empreendedor aflorou e ele teve a ideia de ao invés de abrir uma loja, por que não abrir um quiosque no shopping? Hoje isso é normal, mas naquela época não existia. A Chilli Beans foi a primeira marca a ter um quiosque no Shopping!
Com o sucesso do seu quiosque, surgiram pessoas interessadas em revender os óculos da marca. Com a demanda, no ano seguinte da inauguração do quiosque, nasceu a primeira franquia Chilli Beans.
Hoje sua rede tem mais de 860 lojas espalhadas no Brasil e países como: EUA, Portugal, Colômbia, México, Peru entre outros.
É ou não é uma baita história?
O Caito Maia revolucionou o mercado, trouxe uma experiência de compra totalmente inovadora.
A Chilli Beans fez com que os óculos não fossem mais intocáveis nas prateleiras, sendo exibidos de uma forma muito mais livre para que os clientes possam tocar e experimentar o produto antes da compra.
Lançamentos e licenças exclusivas, só aumentam seu posicionamento de não venderem óculos escuros como fazem as óticas. A Chilli Beans vende estilo para os seus clientes.
E a visão além do alcance do Caito Maia não parou por aqui. A Chilli Beans continua em expansão e agora entra na venda de óculos de grau também. Inspirada em uma barbearia Cubana, sua primeira loja nesse segmento traz o conceito de óculos de grau não ser apenas uma “solução” para um problema de visão e sim um acessório para o dia a dia.
Temos vários aprendizados aqui. Acreditar nos seus sonhos, ter disciplina, persistência e etc. Agora, se tem uma que podemos destacar é:
“OLHE O MONTE DE OPORTUNIDADES QUE ESTÁ NA SUA FRENTE, ALGUNS PÃES FRANCESES QUE NÃO ESTÃO BEM ASSADOS E ASSE BEM”
Muitas vezes você não precisa inventar a roda. Veja algo que já é feito e faça melhor! Vender óculos de sol não foi a grande sacada do Caito. Agora, a maneira como ele decidiu vender foi o seu grande diferencial.
Ele foi disruptivo, ousado e criativo.
Olhe a sua volta... será que não há nada que você possa fazer diferente?








Comentários