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CONHEÇA A TÉCNICA QUE TRANSFORMARÁ SEUS TEXTOS PARA SEMPRE!

  • Rodrigo Camara
  • 13 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

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Copywriting é um método onde se aplica as palavras corretas para se comunicar com um determinado público, com o intuito de conduzi-lo a uma tomada de decisão, seja para concordar com uma ideia, entrar em contato com uma empresa, solicitar um orçamento, assinar uma newsletter ou diretamente realizar uma compra.


É um conteúdo produzido para aumentar a influência de uma marca e persuadir uma pessoa a tomar uma determinada ação.


Os copywriters (profissionais que se dedicam a essa técnica) ajudam na criação de anúncios on e off line, materiais impressos, páginas persuasivas para a web, e-mails, postagens em blogs, posts comerciais em mídias sociais, entre outros.


Todo discurso de venda que se preze deve passar por uma construção linguística bem pensada. É preciso escolher as palavras certas para se ter uma comunicação precisa que seja relevante e cause impacto na sua audiência.


O ponto principal é conseguir estabelecer uma conexão com o leitor de maneira que lhe desperte a vontade de ler ou ouvir o que você tem a dizer. Para ser mais preciso, a sua comunicação deve funcionar como uma boa conversa.


Para isso, vale pensar em tudo que a sua audiência consome ou gosta de fazer. Certa vez, em uma reunião na qual iria apresentar um projeto, sabia que um dos decisores (que não me conhecia) praticava triathlon, esporte que na época eu também praticava.


Sabendo disso, coloquei um relógio muito conhecido por quem pratica esse esporte, justamente para criar uma ligação imediata entre nós. É claro que não forcei para que ele visse o relógio, cheguei e agi de maneira natural, mas com poucos minutos de conversa, veio a pergunta: Você faz triathlon?


B I N G O!


A conexão estava feita. Por saber que ele fazia triathlon, sabia que nossa relação com o esporte poderia nos aproximar e me ajudar na aprovação do projeto.


Usei diversas vezes elementos relacionados ao esporte como exemplo e analogia para o conteúdo da apresentação.


A comunicação foi fluida a ponto de não oferecer nenhuma resistência na mente dele. Talvez, se eu tivesse feito algo mais complexo, sem ter pensado em aplicar as palavras corretas durante meu discurso, o projeto não teria tido sucesso.


É muito importante estudar com quem você vai falar. No exemplo acima foi o esporte, mas poderia ter sido família, filhos, carro, time de futebol... não importa. O que interessa é ser verdadeiro na construção das suas palavras.


Temos muito para ver sobre esse universo. A real é que o Copywriting é repleto de conceitos importantes que podem aumentar as vendas de um negócio ou a relação com a própria marca.

 
 
 

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