top of page

SAIBA CONTAR SUA HISTÓRIA DE MANEIRA PODEROSA.

  • Rodrigo Camara
  • 27 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Imagine, você é convidado para dar uma palestra e falar sobre a sua vida. Isso significa que você tem a oportunidade de deixar uma mensagem para muitas pessoas, talvez para o mundo. Portanto, sua mensagem tem que ser “a mensagem”, sua história precisa ser contada com poder.


Então beleza, você conversa com alguns familiares e amigos, investe seu tempo para pensar no que quer falar e muitas ideias começam a surgir.

Cuidado. Aristóteles já dizia: “Faça sua história sobre um assunto só”.

Como definir um único assunto?


Primeiro, qual é a mensagem que você quer passar (story)? Por que as pessoas ouviriam sua história? O que agregaria a elas? Por que sua história é importante?


É preciso ser relevante, esclarecedor, realizador... Não pode ser algo superficial.

Vou te ajudar. Pense em algo que você evita pensar ou falar a respeito, algo que seja difícil de lidar.


Depois que você identificou esse assunto, é mais fácil ter algum aprendizado que te ajudou e pode ajudar muitas outras pessoas.


Um exemplo de uma história poderosa com um único assunto: O medo de não fazer mais sentido no contexto em que está.


No filme Toy Story 4 (spoiler), o Woody tem medo de viver sem um dono. Tudo que ele sempre buscou, foi ser o brinquedo preferido do seu dono e por conta disso, sempre se empenhou em ser útil.


Convivendo com o Garfinho (um brinquedo reciclado), Woody aprende que pode sim viver sem um dono, aprende que pode viver sua vida com seus amigos e assim, ser útil de outras maneiras. Isso evidencia seu aprendizado e transformação.


Sinto-me envolvido com essa história, pois também tive medo de largar minha carreira desenvolvida no marketing de grandes empresas para virar empreendedor.


E é isso que você precisa fazer, encontrar algo em você que seja a dor em outras pessoas. Talvez, você também tenha o mesmo medo que eu tinha.


Falamos um pouco do Story (sobre a história que você quer passar), agora vamos falar sobre como contar (telling).


Toda boa história deve ensinar alguma coisa para a sua audiência. Esse ensinamento deve ser responsável pela transformação de alguém, que ao se transformar, passa a enxergar o que está ao seu redor de maneira diferente. Esse personagem serve de espelho para seu público, que aprende com ele.


O que faz tudo isso fazer sentido é a trama envolvida na história. É ela que tem a capacidade de deixar tudo muito mais interessante. Ela leva o personagem do seu estado inicial ao seu estado transformado.


Existem diversas maneiras de se contar a mesma história e não existe a melhor forma de contar. O que existe de fato, é aquela que é mais importante e que tem significado para sua audiência.


Minha recomendação é que você se inspire, busque boas ideias e use a imaginação para adaptar sua mensagem de maneira que surpreenda sua audiência.


Lembre-se: Sua mensagem precisa ser poderosa para ser relevante.

 
 
 

Comentários


© 2019 por Agência ROCA.

Todos os direitos reservados

bottom of page