STARBUCKS - A EVOLUÇÃO DE UMA MARCA.
- Rodrigo Camara
- 18 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Aqui na Roca, gostamos muito de café. E isso nos inspirou para falarmos um pouco de uma marca que admiramos muito: STARBUCKS.
A Starbucks é uma empresa de cafeterias global, fundada em 1971. É considerada uma das marcas mais importantes, valiosas e reconhecidas pelo mundo (está presente em 62 países).
Podemos dizer que a logo do Starbucks contribuiu para a marca ser um sucesso global. E é isso que explicaremos a seguir, observando de perto o símbolo e entendendo a história e evolução de seu design.
Ela foi fundada por três amigos em Seattle, Washington, EUA, em março de 1971. Jerry Baldwin, Zev Siegl e Gordon Bowker nomearam a empresa de Pequod, um dos navios do clássico livro Moby Dick. A escolha gerou discussões logo depois e uma mudança se fez necessária. O nome escolhido veio do capitão da embarcação, Starbuck.
A forma original da logo do Starbucks é de uma “sereia de duas caudas”. Na mitologia grega esses seres são responsáveis por naufrágios e desastres marítimos após encantarem seus marujos. O nome “Starbuck” também é referência a uma ilha no Pacífico Sul.
Após sua criação a logo do Starbucks sofreu alterações, principalmente de espaço. Suas maiores mudanças podem ser percebidos em meados de 1987, quando a companhia introduziu Howard Schultz na linha de frente do marketing.
A começar pelo nome que saiu de Starbucks Coffee, Tea, and Spice para apenas Starbucks Coffee. Sobre a logo, Schultz a considerou confusa demais como estava e propôs algo mais clean, limpo, dando ares mais profissionais a empresa. Apesar das modificações a Starbucks carrega até hoje a “sereia” como ícone. Em parte, a logo precisou ser alterada muitas vezes por conta de seu rápido crescimento, se adequando a sua abrangência.
Veja:

1971 — O primeiro e original logo compreendia uma sereia de cauda dupla completamente visível e com seios à mostra. A forma da sereia compunha a logo em um círculo com o nome original da loja em volta, tudo na cor marrom que lembra o café. Havia uma faixa da mesma cor que circundava o copo.
1987 — A segunda versão da logo do Starbucks foi desenhada em 1987. Essa logo foi desenvolvida mantendo a sereia, mas diminuindo seu espaço de amostra. Desta vez, seus cabelos estão preponderantes e cobrem os seios, antes visíveis. O design mais limpo e profissional se deu justamente com a adesão de Howard Schultz à equipe. Também por ele a empresa mudou o nome para Starbucks Coffee, que se manteve na logo ao redor da sereia e, agora, dividido por duas estrelas. A paleta de coloração passou de marrom para verde, representando crescimento, refrescância e prosperidade da empresa Starbucks, além de um preto contrastante ao fundo da personagem sereia.
1992 — A terceira versão da logo é uma intensificação do que vinha sendo feito. A limpeza que objetiva um ar mais profissional e empresarial se deu como uma aproximação do desenho original — um close-up na sereia e a remoção da faixa que circundava o copo. Quase todo o dorso da sereia desapareceu e suas duas caudas estão parcialmente visíveis em seus lados. A cor e as estrelas não foram alterados.
2011 — Starbucks teve sua logo redesenhada no ano de 2011 em comemoração ao aniversário de 40 anos da companhia. A mudança levou ao extremo o conceito de limpeza da imagem e aproximação da figura. Agora, até o momento, a logo se tornou um medalhão totalmente verde com a figura da sereia que não se mostra por completa, sem a presença de outras cores, escritas ou estrelas (além da estrela na coroa da sereia, presente dede o início e quase imperceptível).
Rodrigo Câmara
Comentários